Urnas começam a ser lacradas para as eleições de outubro em Alagoas

As urnas estão sendo preparadas no galpão do Fórum Eleitoral em Maceió. Ao todo 7.900 urnas serão distribuídas por todo o estado.

Por Redação | 14 de setembro de 2014 às 14:32

Começou neste sábado (13), no galpão do Fórum Desembargador Moura Castro, no bairro do Farol, em Maceió, a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2014 em Alagoas. Ao todo serão preparadas 7.900 urnas até o dia 25 de setembro, que atenderão a cerca de 6.100 seções eleitorais em todo o estado. É a primeira vez que a preparação é feita no Fórum Eleitoral.

 

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), Henrique Méro, as urnas são configuradas uma a uma, e a equipe técnica é composta por 16 supervisores e 47 técnicos de eleições.

 

“Na semana passada fizemos a geração de mídias para a inserção dos dados cadastrados, tanto de eleitores quanto de candidatos, para que hoje possamos inseri-los nas urnas, configurarmos e podermos lacrá-las, para que então sejam distribuídas nas seções eleitorais”, explica o secretário.

 

O lacre das urnas eletrônicas é fabricado pela Casa da Moeda. Os dados de todos os eleitores e candidatos, selecionados e armazenados em mídias de acordo com a seção eleitoral, são inseridos na urna. Em seguida os técnicos iniciam a configuração do sistema criado especificamente para o instrumento de votação eletrônico. Após feito os testes, a urna é lacrada, embalada, empacotada e armazenada nos caminhões de distribuição.

 

Ainda de acordo com o secretário, as urnas seguirão primeiramente para o Sertão, na segunda-feira (15), nos caminhões escoltados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Depois para as outras regiões mais próximas de Maceió.

 

As urnas ficarão armazenadas nos cartórios eleitorais, ou em locais designados pelo juiz eleitoral, até o dia 4 de outubro, quando será feita a operação de distribuição em parceria com os Correios para as eleições no dia 5 de outubro.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.