Fórum Municipal da Juventude reúne mais 160 inscritos, empossa novos conselheiros do CONJUVE e debate políticas públicas

Por | 21 de agosto de 2026 às 15:37

Com auditório lotado e forte engajamento dos jovens, o Conselho Municipal de Juventude realizou o Iº Fórum Municipal da Juventude com o tema “Juventude Conectada: Formação, tecnologia e políticas públicas para o futuro”. O evento reuniu mais de 160 inscritos entre estudantes, lideranças juvenis e entidades da sociedade civil.

O encontro contou com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, por meio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e marcou um momento histórico de escuta, qualificação e fortalecimento das políticas públicas voltadas aos jovens do município.

Durante o evento, foi oficializada a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Juventude (CONJUVE), respaldada pelo Decreto Municipal nº 1811/2026, que atualizou o funcionamento do órgão. O Coordenador Geral de Juventude do Estado da Bahia, Nivaldo Millet, enviou uma mensagem em vídeo saudando os participantes e reforçando a importância do momento e da organização da juventude em busca de oportunidades.

Emocionado ao relembrar sua própria trajetória como jovem estudante que ingressou no serviço público por meio da educação, o prefeito Mário Galinho destacou a representatividade e o compromisso da gestão com o futuro da cidade.

“É a primeira vez que Paulo Afonso realmente dá voz à juventude. Hoje temos os jovens sendo representados pelos próprios jovens. Olhar para vocês me faz lembrar de onde vim, e nosso dever como poder público é garantir oportunidades reais para que cada um alcance seus objetivos”, ressaltou Galinho.

A programação contou com palestras formativas ministradas por nomes de destaque, como a estudante do IFBA, Valentina Santos, o palestrante Marcos Dantas, que abordou temas fundamentais sobre educação financeira e planejamento de carreira, e o professor doutor Jacques Fernandes, que falou sobre inovação, tecnologia e empregabilidade.

Jacques anunciou uma novidade estratégica para o desenvolvimento profissional dos jovens pauloafonsinos: a integração da Estação Juventude ao Hub de Inovação da cidade.

A iniciativa transformará a unidade em um polo dedicado à ciência, tecnologia e capacitação profissional, com foco direto na empregabilidade e nas novas demandas do mercado de trabalho.

Leandro Medeiros, presidente do CONJUVE ressaltou a alta adesão como prova da maturidade política dos jovens locais. “É exatamente isso o que queremos e buscamos: envolver a juventude diretamente nas decisões que impactam suas vidas”. Já Tiago Santos, presidente da UMESPA, celebrou a mobilização orgânica dos estudantes. “A juventude esteve presente em peso. Essa mobilização foi feita pelos próprios jovens, porque não se constrói nada para a juventude sem a juventude”.

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Pedro Macário, dos secretários Edla Carvalho (SEDES), Cleilson Gomes (SMTI), das vereadoras Evinha Oliveira, Sheila Belo e Cícera Macário, além de representantes de grêmios estudantis e coletivos de Paulo Afonso.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2026 Todos os direitos reservados.