Após vitória, Lula se reúne com Alcolumbre e Motta nesta segunda

Por | 26 de outubro de 2026 às 23:27

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta segunda-feira (26), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), em reunião no Palácio da Alvorada. O encontro está previsto para as 16h30.

A reunião acontece um dia após Lula vencer o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no segundo turno e conquistar um novo mandato à frente da Presidência da República. Ainda no domingo (25), Alcolumbre e Motta telefonaram para o petista para cumprimentá-lo pela vitória. Para Alcolumbre, o resultado das urnas encerra o período eleitoral e abre espaço para que Lula busque reunir diferentes setores do país. “Passou a eleição. O presidente do Brasil eleito tem que governar para os 215 milhões de brasileiros que precisam das respostas do Estado”, disse Alcolumbre.

Motta também destacou a necessidade de reduzir a divisão política após o período eleitoral. “Temos Brasil dividido, que passou infelizmente os quatro anos radicalizado, e com essa vitória de hoje, penso que o presidente tem uma nova oportunidade de poder conciliar o país, de poder olhar para frente e conciliar todos os brasileiros”, afirmou.

A relação com os presidentes das duas Casas do Congresso será importante para a articulação do governo Lula. A partir de 2027, Câmara e Senado terão uma composição majoritariamente de direita, enquanto o PL, partido de Flávio Bolsonaro, deverá ocupar a maior bancada do Congresso.

Alcolumbre e Motta também disputam a permanência no comando do Senado e da Câmara, respectivamente. A eleição para as presidências das duas Casas está marcada para 1º de fevereiro de 2027, em uma disputa que terá o apoio e a articulação das diferentes forças políticas do Congresso.

 

Por Metro1

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2026 Todos os direitos reservados.