Por Redação | 22 de outubro de 2020 às 6:30
O Departamento Estadual de Trânsito promoveu, entre março e setembro desse ano, a I Antologia de Trânsito de Alagoas, que reuniu dezenas de produções artísticas sobre trânsito de quatro estados brasileiros. Nesta semana, a autarquia lançou o caderno digital contendo as melhores produções do projeto.
A antologia foi uma continuidade do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), iniciativa do Detran/AL e instituições parcerias, que teve o objetivo de, por conta do período de pandemia, utilizar as mídia digitais para promover as reflexões sobre o trânsito. Segundo Edira Soares, coordenadora do PSVM e servidora do Detran, o caderno é um marco para todos que trabalharam na Antologia.
“A riqueza das contribuições e dos conteúdos demonstrados em todas as produções nos inspirou pra escrever esse caderno digital, pra que o registro de todo o processo não fosse perdido. Queremos homenagear todos os participantes. É um trabalho muito gratificante em ver o tema trânsito através dos jovens, profissionais, crianças, de todos”, conta Edira.
O subchefe de educação para o trânsito do Detran/AL, Ricardo Couto, foi um dos avaliadores das produções e ressaltou os benefícios da experiência. “Participar da I Antologia de Trânsito de Alagoas foi uma experiência muito positiva, porque além da interação com todos os participantes, tivemos a oportunidade de conhecer opiniões, pontos de vista diferentes e contribuir com a formação dos estudantes de Alagoas”, disse.
Ao todo, a Antologia recebeu 115 produções dos Estados de Alagoas, Pernambuco, Rondônia e Rio Grande do Norte, distribuídas em 08 categorias. A avaliação das produções foi às cegas com diversos especialistas que atuam diretamente com o trânsito em várias áreas, como Educação, Direito, Comunicação, Pedagogia, entre outras.
O Caderno Digital pode ser conferido no link: https://drive.google.com/file/d/1ccdNTQfPxrjEZSUWl6pj7gLixCW5PBPG/view?usp=sharing