Em dezembro, confiança do consumidor cai pelo terceiro mês consecutivo

Por Bahia.ba | 22 de dezembro de 2020 às 19:00

Calçadão do comércio de Delmiro Gouveia (Foto: Arquivo / Radar)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu pelo terceiro mês seguido em dezembro. Com o recuo de 3,2 pontos neste mês, o indicador da FGV Ibre foi a 78,5 pontos. Medido em médias móveis trimestrais, o ICC cedeu 1,6 ponto, encerrando uma tendência de alta iniciada em julho desse ano.

Em dezembro, informou a FGV Ibre, houve piora da percepção dos consumidores tanto em relação ao momento atual como nas expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) cedeu 2,1 pontos, indo para 69,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 3,7 pontos, ficando em 85,6 pts.

Emprego
“Diante de uma segunda onda de covid-19, fim dos benefícios emergenciais e desemprego elevado, os consumidores, principalmente os de menor poder aquisitivo, sinalizam que continuarão contendo consumo”, afirmou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens a FGV Ibre.

Segundo a pesquisadora, o comportamento mais cauteloso está relacionado principalmente a uma percepção de dificuldade de se obter emprego. Para 97,5% dos consumidores consultados, está difícil obter trabalho no momento. “A despeito da aproximação do início das campanhas de vacinação, o consumidor continua desanimado em relação a 2021”, concluiu Viviane Seda Bittencourt.

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2021 Todos os direitos reservados.