Ferramenta da Justiça Eleitoral recebe uma denúncia eleitoral a cada dois minutos

Por | 7 de setembro de 2026 às 6:03

Foto: Reprodução/RBS TV

O aplicativo Pardal, ferramenta da Justiça Eleitoral para o registro de irregularidades em campanhas, já recebeu 12.432 denúncias desde o início da propaganda eleitoral para as eleições de 2026, em 16 de agosto.

O volume equivale a uma média de 622 registros por dia, ou cerca de 26 denúncias por hora. Na prática, o sistema recebe aproximadamente uma denúncia a cada dois minutos.

Regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo permite que eleitores comuniquem possíveis irregularidades relacionadas à propaganda eleitoral.

Para fazer uma denúncia, é necessário realizar a identificação por meio do e-Título ou da plataforma Gov.br. A identidade do denunciante, no entanto, é mantida sob sigilo.

Além de relatar a situação, o usuário pode anexar fotos, vídeos, áudios e links que ajudem a comprovar a suposta irregularidade. Após o envio, o sistema gera um protocolo para acompanhamento do registro.

As informações são encaminhadas para análise da Justiça Eleitoral, responsável por avaliar cada caso e adotar as providências cabíveis.

 

 

Por Metro1

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2026 Todos os direitos reservados.