Por Edson Alves - Radar 89 | 7 de abril de 2016 às 8:22

O município de Pariconha completa nesta quinta-feira (7), 24 anos de sua emancipação. Sua história foi iniciada no início do século XIX com a povoação do local pelas famílias Teodósios, Vieira, Viana e Félix, estabelecendo-se com a agricultura e a pecuária, principalmente com a criação de animais de pequeno porte. Prefeitura organizou grande evento, clique AQUI e saiba.
Esse local, hoje denominado de Povoado Caraibeiras dos Teodósios, às margens do rio Moxotó, a família Teodósios até hoje tem lá seus descendentes. O resto das outras famílias, também colonizadoras da região se estabeleceram no local onde hoje está a sede do município.
Ainda segundo a história, um grupo de tribo de índios Geripancós, originários do município de Tacaratu, em Pernambuco, instalou uma aldeia na serra do Ouricuri, nas proximidades da atual cidade. O Distrito Judiciário de Pariconha e Cartório de Registro Civil foram criados pela Lei 2.240, de 1° de maio de 1962, embora este último só tenha sido instalado dez anos depois. Pertencente ao município de Água Branca, a comunidade passou à condição de município em 5 de outubro de 1989 pela Constituição Estadual, quando foi desmembrado de Água Branca, tendo sua emancipação realizada em 7 de abril de 1992.
Origem do nome Pariconha:
Nos arredores da cidade havia um urucuzeiro cujos frutos continham duas conhas como eram chamadas as polpas desse fruto, que popularmente ficou conhecido como “par de conhas” e, com o tempo, houve uma junção que derivou o nome Pariconha.
O padroeiro é o santo Sagrado Coração de Jesus é nos meses de novembro é considerada uma das grandes festas culturais do município.