Com atendimento online, Sesau amplia serviço de telemedicina

Por Ascom / Sesau | 26 de abril de 2020 às 12:00

Crédito: Igor Nascimento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) criou mais dois serviços de atendimento virtual para orientar a população alagoana sobre o novo coronavírus. O atendimento está disponível 24h por dia no site da Sesau (www.saude.al.gov.br) e pelo WhatsApp do número (82) 3315-1532. As novas ações visam minimizar os riscos de contaminação e fazer com que as equipes de saúde tenham melhores condições para tratar dos casos graves.

Nesses canais, a população pode interagir com a Jaque, a assistente virtual das Centrais Já! Ela dará orientações sobre a Covid-19, além de solicitar informações do usuário. Conforme a necessidade, o atendimento é continuado por uma equipe médica de plantão. Dessa forma, a pessoa pode ser atendida sem sair de casa, mantendo o isolamento social. O paciente só é orientado a se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital em caso de real necessidade.

Nos novos canais, os usuários tiram dúvidas sobre a doença, os principais sintomas, mitos e verdades, formas de contágio e práticas de prevenção. É importante que todas as informações solicitadas sejam preenchidas corretamente, de forma a ajudar o Governo de Alagoas a traçar estratégias para proteger a população e controlar o avanço da pandemia.

A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, as iniciativas do Governo de Alagoas vão ajudar a população na detecção de casos suspeitos da Covid-19.

“O Governo de Alagoas está agindo em diversas frentes no enfrentamento à Covid-19. Trabalhar a informação correta para direcionar a população sobre casos suspeitos do novo coronavírus é muito importante para que as pessoas não procurem os atendimentos nas unidades de forma aleatória”, destacou o secretário.

Como funciona – A plataforma de atendimento usa uma tecnologia chamada de chatbot, em que o usuário inicia um bate-papo com um sistema de inteligência artificial. A partir daí, são repassadas informações sobre o novo coronavírus. Conforme as respostas sobre sintomas são inseridas pelo usuário, a assistente virtual Jaque pode encaminhá-lo para o atendimento humano, que prossegue na mesma plataforma.

As iniciativas se somam ao serviço on-line Alô Saúde, da Sesau, que está em funcionamento desde 27 de março. O Alô Saúde já atendeu mais de mil ligações para esclarecer dúvidas sobre sintomas, fluxo de pacientes nas unidades de saúde e contaminação pelo novo coronavírus, por meio do telefone 0800 082 0019. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h por dia, sete dias na semana.

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