Fernando Collor, PTB, é reeleito senador pelo estado de Alagoas

Com 100% das seções apuradas, Collor teve 689.266 votos. Heloísa Helena (PSOL) foi a 2ª colocada com 394.309.

Por G1 ALAGOAS | 6 de outubro de 2014 às 13:08

Collor foi votar no início da tarde acompanhado da esposa e das filhas (Foto: Gazetaweb)
Collor foi votar no início da tarde acompanhado da esposa e das filhas (Foto: Gazetaweb)

Com 100% das urnas apuradas, Fernando Collor (PTB) foi reeleito senador por Alagoas neste domingo (5) com 689.266 votos, ou 55,69% dos válidos. A segunda colocada, Heloísa Helena (PSOL), teve 394.309 votos, o equivalente a 31,86% do total. (Veja a apuração completa para governador, senador e deputados).

Após a vitória confirmada nas urnas, Collor se disse bastante emocionado. “Emoção enorme carregada de agradecimento para quem confiou seu voto ao meu nome para representar Alagoas no Senado. Podem esperar muito trabalho, muita dedicação, esforço e vontade de tentar resolver os problemas do estado, tirando Alagoas da posição difícil que se encontra, alcançando patamares de desenvolvimento econômico que desejamos”, afirmou à imprensa.

 

O senador votou por volta das 12h30 deste domingo, no bairro da Ponta Verde, em Maceió. Ele chegou ao colégio eleitoral acompanhado da mulher Caroline Medeiros e das duas filhas.

O resultado da eleição confirmou o que vinha sendo apontado nas pesquisas durante a campanha eleitoral. As duas últimas, feitas pelo instituto Exatta e Ibope, apontavam queCollor venceria com folga em relação à segunda colocada.

Biografia

Senador desde 2007, Collor já foi prefeito de Maceió entre 1979 e 1982. A partir daí, começou sua ascenção política. Foi deputado federal de 1982 a 1986, e foi eleito no ano seguinte como governador de Alagoas. Ficou no comando do executivo estadual até 1989.

Também em 1989 foi eleito o primeiro presidente do Brasil, na primeira eleição direta em três décadas, com 35 milhões de votos, contra 31 milhões recebidos pelo segundo colocado, o então sindicalista e hoje ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Meses depois da posse, em 15 de março de 1990, começaram a surgir denúncias de que o tesoureiro da campanha de Collor, Paulo César Farias, o PC Farias, pediu dinheiro a empresários e ofereceu vantagens no governo.

 

Em junho de 1992, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso concluiu que ele foi beneficiado por um suposto esquema montado por PC Farias. Em 29 de setembro de 1992, ocorreu o principal marco do processo que levou à saída de Collor da Presidência: a Câmara aprovou o pedido de impeachment.

O caso foi ao Senado, que abriu um processo para apurar se houve crime de responsabilidade. Em 29 de dezembro, em uma sessão comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado decidiu que Fernando Collor era culpado. Para tentar escapar da possível inelegibilidade por oito anos, o então presidente renunciou ao cargo.

Campanha

Durante as últimas semanas da campanha para a reeleição ao Senado, Collor aproveitou os minutos de propaganda eleitoral na TV para relembrar projetos e conquistas que viabilizou para o estado de Alagoas enquando senador e presidente. Ele percorreu municípios de todas as regiões do estado e promoveu caminhadas em diversos bairros da capital alagoana.

Collor foi atacado por candidatos como Omar Coelho e Heloísa Helena, que relembraram acusações de peculato, corrupção e falsidade ideológica movidas pelo Ministério Público Federal em 2007. Ele chegou a ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal e expôs isso na TV.

 

Confira votação dos candidatos (100% das urnas apuradas):

Fernando Collor (PTB): 55,69%

Heloísa Helena (PSOL): 31,86%

Omar Coelho (DEM): 11,09%

Oldemberg Paranhos (PRTB): 0,52%

Elias Barros (PTC): 0,48%

Marcos Aguiar (PTN): 0,22%

Coronel Brito (PEN): 0,16%

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.