Ibope e Exatta: pesquisas apontam vitória de Renan Filho no primeiro turno em AL

Confira em detalhes os números das pesquisas sobre a disputa ao governo, Senado e presidência da República

Por Cada Minuto | 4 de outubro de 2014 às 2:38

Renan FilhoAs duas últimas pesquisas eleitorais apontam as intenções de voto para os cargos de governador, senador por Alagoas e para a presidência da República. As pesquisas da Exatta, encomendada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação, e do Ibope, pela TV Gazeta de Alagoas, foram divulgadas nesta sexta-feira (03).

A Exatta ouviu 1200 eleitores entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 525/2014, e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 9/2014. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. Esta foi a terceira pesquisa encomendada pelo PSCOM para estas eleições.

Já a pesquisa Ibope, encomendada pela TV Gazeta de Alagoas, foi realizada entre os dias 01 e 02 de outubro, quando foram ouvidos 812 eleitores. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob protocolo nº AL-00018/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00978/2014. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Renan Filho deve vencer no primeiro turno disputa pelo governo Segundo a pesquisa

Exatta, na corrida eleitoral para o governo de Alagoas, o candidato Renan Filho (PMDB) aparece com 48% dos votos, liderando a disputada. O segundo colocado continua sendo o candidato Benedito de Lira (PP), com 23% das intenções de voto. O candidato Júlio César (PSDB) – apoiado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) – tem a preferência de 3% do eleitorado, seguido de Mário Agra (PSOL) com 2% das intenções de voto.

Joathas Albuquerque tem 1% dos votos. Já os candidatos Golbery Lessa, do PTC, Luciano Balbino, do PTNH, e Coronel Goulart, do PEN, não pontuaram nessa nova pesquisa realizada pela Exatta. Dos 1200 eleitores ouvidos, 10% são indecisos e outros 13% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Uma simulação de segundo turno foi realizada pela Exatta com os dois principais candidatos ao governo de Alagoas e que se mantêm à frente das pesquisas eleitorais. Na disputa entre Renan Filho e Benedito de Lira, o candidato da coligação ‘Com o povo para mudar Alagoas’ venceria o atual senador. Renan Filho aparece com 54% das intenções de voto contra 27% de Benedito de Lira. Nesta simulação, o número de eleitores indecisos somam 6%, enquanto os eleitores que não votariam em nenhum dos dois candidatos chega a 13%.

Já no levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o candidato Renan Filho (PMDB) aparece com 46% das intenções de voto, crescendo três pontos percentual desde a última pesquisa, realizada em 10 de Setembro. Benedito de Lira (PP) vem em segundo lugar, com 31%. Em terceiro lugar, aparece Júlio Cezar (PSDB), seguido de 2% do Mário Agra (PSOL). Os candidatos Coronel Goulart (PEN), Golbery Lessa (PCB) e Joathas Albuquerque (PTC), apareceram com 1% cada. O candidato Luciano Balbino não pontuou.

Já os votos brancos e nulos totalizaram 10% dos entrevistados e 5% optaram por não responder.

Na possibilidade de um 2º turno, Renan filho seria eleito, com 51% das intenções de voto contra 35% do candidato Benedito de Lira. Brancos e nulos totalizam 10% dos eleitores e 4% afirmaram ainda não escolhido seu candidato ou preferiram não responder.

Disputa pelo Senado Federal tem Collor na liderança

colorA liderança na disputa pela única vaga no Senado Federal para Alagoas nestas eleições 2014 é do atual senador Fernando Collor de Mello (PTB), como apontam as duas pesquisas eleitorais. O levantamento da Exatta aponta Collor com 48% dos votos, enquanto a segunda colocada na disputa é Heloisa Helena (PSOL) que tem a preferência de 34% do eleitorado de Alagoas.

O candidato do DEM, Omar Coêlho, tem 7% das intenções de voto, seguido por Marcos Aguiar, do PTN, com 1%, assim como Elias Barros do PTC, com 1%. Os candidatos ao Senado, Oldemberg Paranhos (PRTB) e Coronel Brito (PEN), não pontuaram nesta pesquisa.

Na pesquisa realizada pelo Ibope, Collor lidera a disputa com o percentual entre 49% e 43% das intenções de voto, contra uma média entre 29% e 23% da segunda colocada, Heloísa Helena (PSol). Omar Coêlho (DEM) aparece em terceiro lugar, com 6%. Coronel Brito (PEN) aparece com 2%, Elias Barros (PTC) com, Oldemberg Paranhos (PRTB) e Marcos Aguiar (PTN) aparecem com 1% de intenções de voto cada. Brancos e nulos totalizam 12% e 6% dos entrevistados afirmaram não saber ou optaram por não responder.

Em se tratando de votos válidos, que corresponde à proporção de votos do candidato, excluindo os votos brancos, nulos e indecisos, Collor aparece com 565 das intenções de votos para o Senado, contra 33% da candidata Heloisa Helena. Omar Coelho aparece com 7% e Coronel Brito com 2%. Elias Barros e Marcos Aguiar aprecem com 1% cada e Oldembergue Paranhos não atinge 1%.

Pesquisa para Presidência aponta para Dilma em primeiro lugar

DilmaA presidente da República, Dilma Rousseff (PT), vem liderando as pesquisas eleitorais em Alagoas. Dos eleitores alagoanos ouvidos pela Exatta, 51% votam na candidata petista, segundo dados do último levantamento.

A segunda colocada nas pesquisas é a candidata Marina Silva, do PSB. Na pesquisa, ela aparece com 26% das intenções de votos. Já o tucano Aécio Neves (PSDB), aparece com 13% das intenções de votos do eleitorado alagoano. Luciana Genro (PSOL) tem 1% dos votos em Alagoas, assim como Pastor Everaldo do PSC, que segue com 1% na pesquisa.

Os demais candidatos, Rui Costa (PCO), Eymael (PSDC), Zé Maria, (PSTU) e Mauro Iasi (PCB), não atingiram 1%. Os eleitores que não votariam em nenhum dos candidatos somam 3%; já 5% se declararam indecisos e 3% não votariam em nenhum dos candidatos.

Na pesquisa Ibope, Dilma Rousseff abriu ampla vantagem em relação à Marina Silva. Os números mostram a petista com 50% das intenções de voto contra 21% de Marina Silva, em Alagoas. Aécio Neses aparece com 14%; Levy Fidelix (PRT), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) estão empatados com 1% das intenções dos eleitores.

Numa disputa em segundo turno, simulada pela Exatta, a candidata a reeleição à presidência da República venceria em Alagoa contra os dois candidatos que aparecem na segunda e terceira colocação. O segundo turno com Aécio, Dilma tem 59% do eleitorado contra 32% do candidato tucano. Nesta simulação, 7% não votariam em nenhum dos dois e o número de indecisos somam 3%.

Já na eventual disputa entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a atual presidente caminhada para a reeleição com 57% dos votos. Marina Silva somou 35% do eleitorado em Alagoas. Não votariam em nenhuma das duas candidatas é de 6%; indecisos somam 3%.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.