Novo decreto terá regras mais rígidas e estabelecerá uso obrigatório de máscara

Por Agência Alagoas | 5 de maio de 2020 às 19:00

Foto: Agência Alagoas

O governador Renan Filho afirmou, na noite desta segunda-feira (04), em entrevista a uma emissora de TV, que o uso de máscaras será obrigatório em todo o estado. Essa e outras medidas, que estabelecerão normas mais rígidas para reduzir a circulação de pessoas e elevar o isolamento social, vão constar no novo decreto, que será publicado nesta terça-feira (05).

“Nós vamos prorrogar o decreto. Isso é algo importante a ser feito nesse momento. Estou seguindo as recomendações da área médica. Temos observado o número de casos crescer decisivamente em Alagoas. Só para você ter uma noção, hoje chegamos a 1.538 casos e tivemos contabilizadas oito mortes. Trata-se do dia em que nós tivemos o maior número de óbitos até agora”, observou Renan Filho.

O governador afirmou que a ampliação das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em Alagoas se dará, com o novo decreto, a partir de três frentes: ampliando as normas de maneira geral, reduzindo o deslocamento das pessoas e obrigando o uso de máscaras por todos que saírem de casa, inclusive no transporte público da capital.

“O Estado vai obrigar o uso de máscara por todos os cidadãos quando tiverem de sair de casa para cumprir alguma necessidade primária, como ir ao supermercado, ao banco, a uma farmácia; e também no transporte coletivo, que terá mudanças como a exigência do uso de máscaras na capital. Os ônibus infelizmente, pela quantidade de pessoas, se transformam num vetor de contaminação”, citou.

Leitos

Renan Filho disse ainda que está muito preocupado com a taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19 nas redes pública e privada de Alagoas. Na rede estadual, 53% dos leitos já estão ocupados. São 226 vagas preenchidas de um total de 430. Ele afirmou que o Governo do Estado trabalha para, até 15 de maio, chegar a mil leitos disponíveis e exclusivos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus em Alagoas.

“Amanhã, vamos abrir mais 20 leitos em Arapiraca, sendo 10 de UTI e 10 clínicos; na quarta, mais 40 leitos clínicos no Hospital Veredas, em Maceió; e na sexta-feira, abriremos mais 20 no Hospital da Mulher. Até o dia 15 de maio, vamos entregar o Hospital Metropolitano, que terá 30 leitos de UTI e 130 clínicos. Chegaremos, até o dia 15, a mil novos leitos em Alagoas só para tratar Covid. Esse é um esforço gigante, nunca feito no Estado, e por isso a gente precisa da colaboração de todos”, concluiu.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.