Prefeitura esclarece denúncia sobre falta de saneamento básico na cidade

Por Assessoria | 14 de outubro de 2014 às 12:13

10352380_652111041526414_7528033574734156446_nApós ser postada uma matéria no portal Radar 89 sobre uma denúncia de falta de Saneamento Básico no município de Pariconha, a Assessoria de Comunicação do município enviou a nossa equipe uma nota de esclarecimento explicando a denúncia.

 

“Como titular dos serviços que lhe concede a Lei Federal 11.445/2007, o município de Pariconha vem desenvolvendo esforços na elaboração de seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) visando como cenário a execução de ações efetivas que modifiquem o quadro atual do saneamento local para novas condições de prestação de serviços para a população.

 

Apesar das dificuldades vivenciadas pelos pequenos municípios, o PMSB é uma realidade em nosso município. Graças ao empenho  do gestor municipal, Fabiano Ribeiro de Santana, conseguimos nos superar e ser um dos 05 municípios de Alagoas a ter seu Plano Elaborado, estando à frente até mesmo de cidades de médio porte como Delmiro Gouveia e de grande porte como a Capital Maceió.

 

O PMSB objetiva não só cumprir um marco legal no Saneamento, como obter um caminho seguro para a execução das ações necessárias e assim atender aos princípios da Política Nacional de Saneamento Básico, com vistas à melhoria de salubridade ambiental, proteção dos recursos hídricos e promoção de saúde pública.

 

O gestor do município de Pariconha conseguiu recursos federais através de convênios com a  Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para execução dos serviços de esgotamento sanitário na sede do município, mas as obras no momento se encontram paradas, tendo a empresa CONSBRASIL (que venceu a licitação) na justiça, para imediato retorno às obras em no máximo 15 dias.

 

Na área de manejo de resíduos sólidos, Pariconha participa do consórcio regional de resíduos sólidos conjuntamente com os 08 municípios do auto sertão  alagoano, visando a solução dos problemas, o bem estar ambiental e de seus habitantes.

 

Por hora, estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvida do departamento de jornalismo da Radar 89 e populares.

 

Relembre o caso

 

Pariconha: Moradores sofrem com falta de saneamento básico na cidade

 

A muito tempo a população de Pariconha – AL vive com uma situação crítica no que se refere a falta de saneamento básico que atinge todo o município. A população convive diariamente com dejetos em esgoto a céu aberto. Com a falta desse serviço, os excrementos seguem pelas ruas causando por onde passa além de mau cheiro, um risco eminente das pessoas se contagiarem com doenças infecciosas.

 

Enquanto a prefeitura não toma nenhuma providência,  a população fica cada vez mais indignada. Em vários lugares, por toda a cidade, podemos ver esgotos passarem em frente as casas enquanto crianças brincam em volta.

 

Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materias (através da reciclagem). Com essas medidas é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

 

 

 

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você acredita que os vereadores de Piranhas estão fazendo um bom trabalho?

    • Não (83%, 24 Votos)
    • Sim (17%, 5 Votos)

    Total de Votos: 29

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.