Por Blog do Bernardino | 2 de janeiro de 2015 às 11:54
Ontem (1) após a cerimônia de transmissão de cargo, o governador empossado Renan Filho(PMDB) – o mais jovem do Brasil nessa safra dos 27 governadores – assinou um decreto que determina o retorno de todos os policiais militares à corporação, com isso chega ao fim o excesso de militares à disposição de gabinetes.
O novo governo vai extinguir o Gabinete Militar passando para uma reduzida estrutura denominada Segurança Institucional. Estima-se que cerca de 400 homens serão devolvidos às suas funções originais nos batalhões. So no gabinete militar tinha em torno de 100, podendo ficar reduzido para 14.
Da decada de 60 para cá, o único gabinete militar que tinha apenas 7 foram dos ex-governadores Major Luiz Cavalcante e Lamenha Filho.
Muitos esforços já foram somados para alcançar este feito sem sucesso em governos anteriores, com os atuais índices de violência que o estado de Alagoas amarga, não poderia continuar permitindo o acúmulo desnecessário de policiais de gabinetes.
Ainda não se sabe ao certo que estrutura vai permanecer, mas sabe-se que será a mínima e com extensão para os demais poderes. Sendo o governador Renan Filho e o vice-governador Luciano Barbosa os exemplos desse novo comportamento institucional, deixam claro que a segurança pública será tratada a sério.
A medida está sendo bastante comentada, como um ato de coragem e respeito com a população alagoana que sempre se manteve crítica ao fato de as autoridades ter ao redor tantos policiais para poucos e tolos serviços que podem ser feitos por civis. O ano de 2015 assim começa com mais policia nas ruas. E o governador Renan Filho inicia sua trajetória acertando.
acesse>twitter@Bsoutomaior
Email:Bernardinosm01@hotmail.com