Alagoas recebe mais 39.780 doses da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19

Por Redação | 9 de junho de 2021 às 3:00

Carla Cleto (Ascom Sesau)

Alagoas recebeu, no final da tarde desta terça-feira (8), mais 39.780 doses da vacina fabricada pela Pfizer. Com a nova remessa – de número 29 – enviada pelo Ministério da Saúde (MS), o Governo do Estado dará sequência à imunização nos municípios aptos para receber as doses produzidas pela farmacêutica belga: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos.

Após terem passado por uma capacitação promovida pelo Plano Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), as quatro cidades apresentaram condições técnicas e atenderam aos pré-requisitos exigidos pelo MS para realizar a vacinação com o imunizante na população.

Técnicos do PNI/AL monitoram os demais municípios que foram capacitados para receber, armazenar e aplicar os imunizantes da Pfizer. Ao averiguar as condições de cada cidade, o Programa Nacional de Imunização em Alagoas autoriza o envio das vacinas.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressaltou a importância do envio semanal de imunizantes por meio do Ministério da Saúde.  “A chegada das vacinas todas as semanas vai permite que a imunização avance cada vez mais. Alagoas tem recebido as doses e as distribui para os municípios na sequência. A vacinação tem sido referência e já ultrapassamos um milhão de doses aplicadas”, reforçou o titular da pasta.

Retirada

Os imunizantes chegam congelados em temperatura entre -80° e -60° Celsius. Após o recebimento pelos técnicos PNI/AL, o lote é cadastrado no sistema do MS e armazenado em temperatura entre -25° e -15° Celsius.

Para fazer a retirada das doses dos imunizantes e dos insumos, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) precisam solicitar o quantitativo pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Em seguida, eles agendam previamente com a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos de Maceió pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com.

Com o novo lote enviado pelo MS, Alagoas já recebeu 1.540.770 de doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Desse total, 1.059.488 de doses foram aplicadas, sendo 769.540 utilizadas como primeira dose e 289.948 como segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Fonte: Agência Alagoas 

Deixe aqui seu Comentário

Radar notícias © 2014 - 2024 Todos os direitos reservados.