Durante audiência vereadores debatem sobre a saúde em Delmiro Gouveia

Por Veruscka Alcântara - Assessoria | 10 de abril de 2015 às 1:15

audi 2A Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia nesta quinta-feira (10) teve como tema a saúde no município. Vereadores e representantes do Executivo debateram o tema, bem como apresentaram sugestões para que a população delmirense possa ser atendida de forma mais ampla.

 

A reunião contou com a presença da nova Secretária Municipal de Saúde, Geonice Peixoto, que assumiu a pasta em janeiro; do Secretário de Governo Jamil Cordeiro, dos assessores técnicos Renildo e Marta; do representante da Prefeitura Moacir Bernardes e dos parlamentares Valdo Sandes, Francisco de Assis (Kinho), Milton Lisboa, Pedro Paulo, Marcos Costa, Carlos José (Gato), Carlos Roberto Correia (Cacau), Edmo Oliveira e Evaldo Nascimento.

 

audi 3

 

A audiência foi aberta com a apresentação dos relatórios do segundo quadrimestre de 2014, com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada. Durante a explanação da equipe do Executivo, os vereadores foram realizando intervenções.

 

O presidente Valdo Sandes ressaltou que apesar dos investimentos na saúde terem aumentado, o município ainda passa por diversas dificuldades no que se refere ao atendimento à população, uma vez que as filas nos postos de saúde ainda continuam grandes. “Podemos dizer que apesar do aumento dos recursos, a saúde em Delmiro Gouveia é um caos, haja vista as filas nos postos de saúde. O que está faltando para a gestão melhorar esse atendimento? Na minha opinião tem que priorizar a atenção básica, para que a população possa ser atendida da melhor forma”, falou Valdo.

 

Compartilhando do mesmo discurso, o vereador Kinho também fez duras críticas à administração. “Mais uma Audiência Pública e mais um relatório do quadrimestre, com os mesmos problemas. Deus ajude que a secretária possa fazer um bom trabalho, mas com essa gestão municipal que aí está eu duvido”, falou. O vereador Edvaldo fez algumas colocações e frisou que é preciso uma maior atenção para que Delmiro possa se transformar em um polo na saúde. Ele ainda elogiou a implantação da UPA e do empenho da nova gestão na saúde.

 

audi 1

 

Pedro Paulo colocou alguns pontos que foram apresentados na última audiência pública e não tiveram resultados, como a abertura de alguns postos de saúde que há anos encontram-se fechados, como o do Jardim Cordeiro e do Campo Grande. Juntamente com Edmo,  elogiou o empenho da secretária, que tem percorrido todo o município para diagnosticar os principais problemas e assim priorizar as ações. “Quero parabenizar a secretária por percorrer o município e pela notícia de Delmiro vir a ter um centro de tratamento de hemodiálise, que será um grande alívio para as pessoas que fazem esse tratamento em Maceió e são pacientes tão sofridos”, falou Pedro. “Vontade de fazer ela tem e espero que se empenhe o máximo para que os postos de saúde possam ser abertos o mais breve possível. Que isso seja a prioridade”, disse Edmo.

 

Ao falar na dificuldade do município em custear os gastos com o atendimento,  tendo em vista que com a abertura da UPA passou a atender pessoas dos municípios circunvizinhos, o vereador Cacau explicou que só haverá a concretização do convênio com outras Prefeituras se a verba for repassada diretamente no banco. “Só haverá esse convênio entre os municípios se o dinheiro for transferido ainda no banco, porque se for depender da vontade dos prefeitos de tomar consciência que utilizou aquele serviço e de que precisa repassar o dinheiro, nunca vai sair”.

 

Ao fazer sua explanação a secretária Geonice disse estar empenhada em resolver os problemas e que não tem ficado somente na secretaria, mas tem buscado identificar os problemas e assim procurado a melhoria para que a população possa desfrutar de um serviço de qualidade. “Não sou secretária de gabinete. Entendo que para identificar os problemas é preciso percorrer cada órgão, cada posto de saúde. Temos nos empenhado bastante para que possamos ofertar para a população delmirense um melhor serviço. Apesar das dificuldades, temos conseguido alguns avanços e vamos trabalhar incansavelmente para que a saúde pública no município melhore a cada dia”, frisou.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está tomando os cuidados necessários para o coronavírus?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar notícias © 2014 - 2020 Todos os direitos reservados.