Governador pede suspensão dos pagamentos de empréstimos feitos por agricultores

Por Agência Alagoas | 30 de março de 2017 às 10:15

40fd76b7-b66d-42ad-b418-a182ad2fef71Na reunião com os governadores do Nordeste, Renan Filho chegou a sugerir que a suspensão, temporária, dos pagamentos referentes aos empréstimos feitos por agricultores que estão sofrendo diretamente com a seca no Estado.

 

A medida seria uma alternativa de possibilitar a esses agricultores aplicar o dinheiro dessas parcelas em alimentação e água para sua família e também para manter vivos os animais. A estiagem em todo o Nordeste foi o tema mais debatido entre os governadores, que se reuniram nesta quarta-feira (29), em Fortaleza.

 

A respeito do planejamento das ações integradas de combate à seca, Renan Filho ressaltou a necessidade do “pagamento, aos sertanejos, do auxílio estiagem [Bolsa Estiagem] e a suspensão temporária dos pagamentos de empréstimos aos pequenos produtores rurais do Semiárido”.

 

Previdência e alongamento da dívida

 

Camilo Santana, governador anfitrião do evento, propôs uma unanimidade em prol da regionalização da Previdência, por exemplo. Isso porque, o presidente Michel Temer determinou que cada Estado da Federação promova a própria previdência, num prazo de seis meses. Entretanto, a luz dos debates ficou mesmo para a problemática da estiagem prolongada no Nordeste.

 

“Manifestei minha preocupação com o ponto que trata dos trabalhadores rurais e mulheres na Reforma da Previdência. Cobrei ainda, que o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], como determina a legislação, promova o alongamento das dívidas”, disse o governador Renan Filho.

 

Por fim, os governadores optaram por cobrar do Governo Federal que a renegociação das dívidas dos Estados se concretize, além da criação de novas linhas de financiamento para este ano.

Deixe aqui seu Comentário

ENQUETE
  • Você está satisfeito (a) com a gestão do seu município?

    Carregando ... Carregando ...
  • INSTAGRAM
    Radar89 © 2014 - 2017 Todos os direitos reservados.