Por Redação - Radar Notícias | 8 de agosto de 2019 às 14:45
A volta dos trabalhos na Câmara Municipal de Delmiro Gouveia, realizada em sessão ordinária, na manhã desta quinta-feira (8), foi marcada por muita troca de farpas e discursos quentes.
O principal motivo foi a discussão do parecer da Comissão Processante que investiga irregularidades na gestão do prefeito Padre Eraldo Cordeiro (PSD). O vereador Cacau Correia (Podemos) solicitou pedido de vistas de 10 dias, alegando que não teve acesso ao parecer final da comissão. Ele foi rebatido por Geraldo Xavier (PSD) que solicitou a leitura e votação.
No primeiro semestre deste ano, Geraldo solicitou pedido de vistas quando os vereadores protocolaram denúncias para criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o prefeito. Há época, o presidente Ezequiel de Carvalho (PSB) concedeu o pedido ao edil.
Em seguida, o presidente colocou em votação o pedido de vistas requerido por Cacau. Ele foi rejeitado por 6 votos contrários. Vale ressaltar que o parágrafo único do Artigo 103, do Regimento Interno, aponta que “o pedido de vistas, independente da aprovação do Plenário será concedido a requerimento verbal, na hora em que for anunciada a discussão”.
A sessão seguiu, o parecer foi lido pelo vereador Enoque (PHS) e votado pelos vereadores que rejeitaram a denúncia por 6 votos contrários à cassação do gestor. Outras três comissões devem ter os pareceres lidos nas próximas sessões.
Favoráveis: Kinho, Enoque Batista, Cacau Correia, Marcos Costa e Júnior Lisboa
Contrários: Kel, Fabíola Marques , Henriqueta Cardeal, Casagrande, Geraldo Xavier e Pedro Paulo.